Ituberá

Vila de Santo André - 1930.
Foto: Acervo da Secretaria da Cultura e Turismo, da Prefeitura de Ituberá.

Ituberá origina-se de uma aldeia indígena, habitada pelos tupinambás, constituída de menos de uma centena de palhoças com cerca de trezentos habitantes, que sofreu desde cedo a imigração dos portugueses e mamelucos.

Em 26 de dezembro de 1758, por ordem do Marquês de Pombal, foi criada através de uma ordem régia, a Vila de Santarém. Com a chegada dos Jesuítas, foi construída uma igreja em veneração ao Apóstolo Santo André. Passada a fase das invasões estrangeiras, os portugueses e os bandeirantes, começaram a descer o Morro, empurrando pouco a pouco a maré para fora. O Porto de Santarém começava a ser conhecido, pela segurança de suas enseadas e parada obrigatória de embarcações, que traziam mercadorias para o interior e carregavam produtos agrícolas, destinados a Salvador e a Europa.

Em 14 de agosto de 1909, através da Lei Estadual nº 759, nascia a cidade de Santarém e em 31 de dezembro de 1943, por força do Decreto Estadual nº 141 teve o seu nome mudado para Serinhaém. Posteriormente, pelo Decreto Estadual 12.978 de 1º de junho de 1944, o topônimo mudou para Ituberá, cuja palavra significa "cachoeira de águas reluzentes" ou "cachoeira de águas brilhantes”.

do Tupi Guarani
i-tu = queda d'água, o salto, a cachoeira.
Yberaba = y – água, rio + berab – brilhante

Fonte: Dicionário de Palavras Brasileiras de Origem Indígena – Clóvis Chiaradia, publicado no site http://www.dicionariotupiguarani.com.br/dicionario/itu/ - pesquisado no dia 26/09/2015. 
e http://www.dicionariotupiguarani.com.br/dicionario/uberaba/ - pesquisado no dia 26/09/2015.


A principal festa religiosa local é a Festa de Santo André – padroeiro do Município, que acontece de 21 a 30 de Novembro. Em 8 de Dezembro é celebrada a Festa de Nossa Senhora da Conceição, também Padroeira de Ituberá.

Em 23 de Setembro é celebrado o Dia do Evangélico.


Turismo
Ituberá é cercada de florestas de Mata Atlântica, com muitas opções de cachoeiras, balneários e praias, Ituberá tem alguns dos mais belos cenários da Costa do Dendê (como é conhecida turisticamente a parte litorânea da região do Baixo Sul da Bahia).
Ituberá tem maior fluxo turístico no período dos festejos juninos (13 de junho - Santo Antônio; 24 de junho - São João; e 29 de junho - São Pedro) e também no período de Natal e Réveillon, Carnaval e Semana Santa.

Vale destacar alguns atrativos da cidade como:


foto: Vange Medeiros (2011)

Igreja do Padroeiro da cidade, Santo André, construída pelos Jesuítas no meado do século XVIII.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
foto: Vange Medeiros (2010)

Datada da primeira metade do século XIX, é um belo monumento, ao qual se tem acesso por uma longa escadaria. A torre sineira tem terminação em bulbo bizantino, revestida de pastilhas, onde conquista um destaque na paisagem urbana. Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Ituberá, é uma Santa que se consagrou no mundo católico por suas inúmeras ações em beneficiamento dos mais carentes. Celebrada o seu dia em 8 de dezembro, pelo qual os católicos professam a prerrogativa concedida unicamente a Nossa Senhora.

Cachoeira de Pancada Grande.
Foto: Vange Medeiros (2008)

A Cachoeira Pancada Grande está dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental é um dos pontos de referência da região.

Praia de Pratigi.
Foto: Vange Medeiros (2008)

Praia do Pratigi, cercada de manguezais e coqueiros, o mar azul, a areia branca e muito verde completam o cenário. O local é quase deserto e com poucas barracas geridas pelos moradores da pequena vila de pescadores. Um recanto para quem gosta de paz e natureza.

Fonte: http://vangemedeiros.blogspot.com.br/p/itubera.html


Localização
Localizada na região do Baixo Sul da Bahia, Ituberá está situada a 162 Km de Salvador (Via Ferry Boat e BA-001) ou a 348 km (Via BR-101/BR-324 e BA-001).
Ituberá limita-se ao norte com Nilo Peçanha, ao sul com Igrapiúna, a oeste com Piraí do Norte e a leste com o Oceano Atlântico.
13° 43' 55" S 39° 08' 56" O

Nenhum comentário:

Postar um comentário