Costa do Dendê


A Costa do Dendê (como é conhecida turisticamente a região do Baixo Sul da Bahia) possui ao todo, 115 quilômetros de litoral, onde o visitante ainda encontra praias maravilhosas e algumas praticamente intocadas.

Uma região cercada de verde, de águas cristalinas, recifes, baías, barras, estuários, corais, manguezais, deltas, foz e fauna e flora multicolorida, e um grande acervo histórico colonial, Assim é a Costa do Dendê, que abrange a linda e internacional Morro de São Paulo, os municípios de Camamu (onde localiza-se a terceira maior baía do Brasil), Maraú, Valença, Cairu, Ituberá (e sua belíssima Cachoeira Pancada Grande). Morro de São Paulo, Boipeba e Garapuá são atualmente os principais povoados do arquipélago de Tinharé, ilhas do município de Cairu que, juntamente com os municípios vizinhos de Valença, Ituberá e Camamu abrigam algumas das principais atrações da Costa do Dendê, inclusive um legado do período colonial, lembrando um passado de próspera economia.
Além de ser uma região antiga, o Baixo Sul da Bahia é uma das regiões de maior diversidade ambiental e paisagística do planeta, sendo uma das maiores áreas de Mata Atlântica do nordeste. A região é considerada pelos cientistas como um “hotspot”, termo empregado para definir áreas de elevada biodiversidade, alto índice de endemismo e fortemente ameaçadas. A região é considerada Patrimônio Natural Mundial e zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Ituberá está inserida no coração dessa região.
Ituberá tem o privilégio de além dos seus atrativos, estar próximo às internacionalmente famosas praias de Morro de São Paulo (48km até Valença e mais 30 min de lancha) e de Barra Grande (50 min de lancha, ou 30 min de carro até Camamu e mais 20 min de lancha).
Itacaré (80km) e Ilhéus (150km) estão bem próximos, ao sul de Ituberá.


Fonte: Rede brasileira, com mais informações e edição de Vange Medeiros.